Bandagem Funcional
A Bandagem Funcional é um tratamento que promove o posicionamento correto das articulações através do uso de uma fita protetora como atadura esportiva ou atadura elástica, ou esparadrapo (não elástico), auxiliando de maneira rápida e eficiente no tratamento da fisioterapia.
Seu objetivo é fornecer apoio e proteção aos tecidos moles sem limitar suas funções, aumentar a estabilidade articular, favorecer um reequilíbrio neuro-muscular, reduzir o edema, drenar hematomas, limitar os movimentos não desejados e facilitar outros.
Tipos de Bandagem
-
Sports Taping
-
McConnell
-
Mulligan
-
Kinesio Taping
Criado no Japão em 1973, pelo Dr. Kenzo Kase, a Kinesio Taping tem como objetivo dar suporte externo aos tecidos moles, sem limitar sua ação. É hipoalérgica e a prova d’água e possui características elásticas.
A kinesio Taping é uma técnica específica de aplicação, com características próprias que complementam o tratamento fisioterapêutico. O estímulo produzido pelo estiramento da bandagem permite efeitos sobre as diferentes desordens: musculares, biomecânicas, articulares, tendinoligamentares, funcionais, circulatórias, linfáticas, sensoriais, desportivas e quadros álgicos (dores). Seus princípios se baseiam na capacidade de regeneração natural do nosso corpo e ao contrário de outras técnicas de bandagem que limitam o movimento, esta proporciona total liberdade.
Indicações
-
Dores/Lesões musculares e articulares;
-
Estresse ou lesões ósseo-ligamentar;
-
Desequilíbrios Musculares;
-
Instabilidade Articular;
-
Doenças crônicas e tratamento postural.
-
Prevenção de lesões, sendo muito comum em atletas antes da prática esportiva.